O que o gastroenterologista faz?
A gastroenterologia é uma das especialidades médicas mais vastas na área da medicina.
Uma área que estuda vários órgãos que interagem entre si: boca, esôfago, estômago, fígado, vesícula e vias biliares, pâncreas, intestino delgado e grosso e, por fim, o ânus.
As doenças do trato gastrointestinal são diversas e muito interferem na qualidade de vida dos pacientes acometidos.
Mal hálito, entalamento, engasgos, refluxo, má digestão, gastrites, úlceras gástricas, arrotos, hepatites, pancreatites, diarreia, constipação, gases intestinais, sangramento intestinal, dor abdominal, inchaço na barriga são sinais clínicos e termos usados na área da saúde onde o gastroenterologista faz o que mais gosta: fazer diagnósticos e sempre que possível tratar e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes!
O maravilhoso campo de atuação da gastroenterologia é amplo em suas investigações e diagnósticos, bem como em seus arsenais terapêuticos.
Quais os tipos de procedimentos o gastroenterologista pode realizar?

Existem várias opções de procedimentos que o gastroenterologista pode realizar e utilizar para definição diagnóstica de doenças no trato digestivo:
- Endoscopia digestiva: endoscopia digestiva alta, colonoscopia, enteroscopia e cápsula endoscópica.
- Ecoendoscopia
- Colangiopancreatografia endoscópica.
- Manometria esofágica e anorretal e pHmetria esofágica.

- Testes respiratórios para intolerância a carboidratos e pesquisa de supercrescimento bacteriano em intestino delgado.
- Paracentese, que é a retirada de líquido do abdome de pacientes cirróticos para análise e alívio dos sintomas.
- Biópsia hepática percutânea.
Quem é o hepatologista?
O hepatologista é o médico especializado no tratamento de doenças relacionadas ao fígado e nos órgãos afetados por essa condição, tais como a vesícula e as vias biliares.
A hepatologia, antigamente atrelada à gastroenterologia, se firmou como uma nova especialidade dada a sua enorme complexidade e o surgimento de novos conhecimentos nesta área específica.
Doenças como esteatose hepática, cirrose, hepatites medicamentosas, hepatites virais por vírus B e C, hepatites autoimunes e colangites (inflamação das vias biliares que se originam no fígado) são exemplos de doenças que o hepatologista estuda.
O hepatologista, além do envolvimento nos tratamentos de doenças hepáticas, executa alguns procedimentos diagnósticos, tais como:
- Elastografias, exame não invasivo e indireto de avaliação de fibrose hepática.
- Biópsias hepáticas transcutâneas.
- Paracentese.
- Ultrassonografia com contraste de microbolhas para rastreamento de câncer hepático.
A hepatologia e a gastroenterologia são especialidades em constante atualização. Novos métodos diagnósticos e terapêuticos são desenvolvidos anualmente para contribuir no manejo de diversas doenças hepáticas e gastrointestinais, melhorando a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes acometidos.
Você procura um gastroenterologista ou um hepatologista?
A especialidade de gastroenterologia e hepatologia são as áreas em que me aventurei a trabalhar e me especializar e, hoje, tornaram-se uns dos meus maiores prazeres da vida.
Sou grata à minha criação, à minha formação e a DEUS por fornecer uma medicina ética, acessível e digna aos meus pacientes na área da gastroenterologia e hepatologia.
Faço consultas particulares de modo presencial, podendo ter algumas programações para consulta online.
As minhas consultas têm o tempo necessário para realizar uma boa anamnese, avaliação física para definição de estratégias para um tratamento e acompanhamento de doenças relacionadas ao trato digestivo e fígado de forma mais assertiva.
Quer saber um pouco mais sobre meu atendimento?
Sou Dra. Roberta Amaral, gastroenterologista com atuação na área da hepatologia e pancreatologia, com experiência há mais de 10 anos.
Formada pela Faculdade de Medicina de Goiás, fiz residência de gastroenterologia no serviço de gastroenterologia e hepatologia do Hospital das Clínicas da UFG.
Faço atendimento, avaliação, diagnóstico e tratamento de diversas doenças do trato digestivo, como alguns exemplos abaixo:
- Doenças esofágicas: refluxo gastroesofágico, doenças da motilidade do esôfago, esofagites eosinofílicas, infecciosas e outros.
- Doenças gástricas: Gastrite, gastrite atrófica, gastrite autoimune, dispepsia, câncer gástrico, úlceras gástricas e outros.
- Doenças pancreáticas: pancreatite aguda, pancreatite crônica, cistos pancreáticos, pancreatites autoimunes, insuficiência pancreática exócrina e outros.
- Doenças intestinais: Diarreias, síndrome da má absorção intestinal, sangramentos intestinais, doença celíaca, enterite e colites eosinofílicas, constipação intestinal, síndrome do intestino irritável e outros.
- Doenças hepáticas: Esteatose hepática- gordura no fígado, hepatites virais, hepatites auto imunes, hepatite medicamentosa e doenças de vias biliares.
Faça uma consulta e tire suas dúvidas!